Sumitomo (SHI) Demag mantém-se concentrada nas competências estratégicas essenciais

Durante os dois anos de fraqueza do mercado, o pacto de solidariedade com redução do tempo de trabalho e renúncia ao bónus foi o meio de gestão de crise escolhido com sucesso pela Sumitomo (SHI) Demag. Atualmente, são necessárias novas medidas devido ao enfraquecimento significativo do mercado este ano, a um nível de 50%.

A empresa, que continua a ser considerada como um dos maiores candidatos para enfrentar diretamente os desafios da produtividade da indústria transformadora em todo o mundo, é realista quanto aos ventos contrários ao investimento que se avizinham. A fraqueza do mercado resulta de um novo declínio na disponibilidade de investimento nas indústrias automóvel, eletrónica e da construção. "A médio prazo, não se prevê um relançamento da atividade de investimento nestes sectores. As quebras registadas foram exacerbadas por condições de mercado que escapam ao nosso controlo. Tal como estas indústrias, temos de dar prioridade à forma como adaptamos e ajustamos as nossas competências essenciais e capacidades de produção para melhor apoiar os nossos clientes e estas transformações industriais mais amplas", explica Christian Maget, CEO da Sumitomo (SHI) Demag.

Ter acesso a uma rede de produção global, com instalações na Alemanha, Japão e China, significa que a Sumitomo (SHI) Demag está numa posição forte para diversificar os pontos fortes relativos da empresa, a fim de produzir reduções de custos e ganhos de eficiência. "Estas decisões que estamos a tomar hoje destinam-se a garantir o nosso futuro na Alemanha e a otimizar a eficiência da produção em todo o processo de produção", acrescenta Christian Maget.

O novo CEO da empresa está convicto de que a concentração na Alemanha das competências em engenharia e automação e a redução das tarefas de produção mais simples foram sempre a direção estratégica a seguir. "Existe uma clara vantagem competitiva em basear as nossas áreas de especialização nestes locais com experiência de produção e em beneficiar de cadeias de fornecimento estabelecidas. Os actuais desafios do mercado obrigaram-nos simplesmente a reavaliar e a antecipar estes planos em alguns anos", afirma Christian Maget.

O conceito de solidariedade continua a estar na vanguarda da redução planeada de pessoal, com mudanças estruturais na produção nas instalações alemãs. O principal objetivo é oferecer pacotes atractivos de reforma antecipada. "Após 4 anos de crise de mercado e o desaparecimento de mercados importantes como a Rússia, o nosso forte aumento da quota de mercado e o nosso posicionamento como líder de mercado para máquinas totalmente eléctricas já não são suficientes para compensar esta crise de mercado. Não prevemos qualquer recuperação atual do mercado nos sectores mencionados, nem neste nem no próximo ano. Uma vez que a crise do mercado no sector das máquinas de injeção de plásticos não se limita à Alemanha, mas afecta grandes partes da Europa, dos EUA e da China, já não podemos compensar através do nosso negócio internacional", comenta Anatol Sattel, CSO da Sumitomo (SHI) Demag.

Como resultado da sinergia estratégica entre a sede japonesa da empresa e os locais de produção na China, os benefícios desta nova estrutura de produção são múltiplos. As reduções de custos e as melhorias de eficiência não só aceleram os tempos de produção de construção de máquinas, como também melhoram a disponibilidade global do portfólio de máquinas totalmente eléctricas da empresa. Permitindo que a Sumitomo (SHI) Demag se adapte às mudanças do mercado com mais fluidez e expanda seu alcance global.

Anatol Sattel acrescenta: "Isto dá-nos uma vantagem estratégica distinta e centrada no cliente, uma vez que permite uma produção ágil, automação localizada e personalizações em massa com base nas exigências dos clientes e dos serviços. Embora o modelo arquetípico para a construção de máquinas esteja em constante mudança, o modelo totalmente elétrico continua a ser a nossa vantagem competitiva e de eficiência."