Rustam Aliyev foi nomeado novo Diretor de Desenvolvimento Comercial do sector automóvel & Electronics

Rustam Aliyev foi nomeado o novo Diretor de Desenvolvimento de Negócios Automóvel & Electronics na Sumitomo (SHI) Demag, com efeitos a partir de 1 de maio de 2022. Rustam substituiu Henrik Langwald, que deixou a empresa por vontade própria. Para além das indústrias automóvel e eletrónica, o engenheiro industrial licenciado gere também as disciplinas tecnológicas IMD (decoração no molde), IML (rotulagem no molde) e LSR (silicone líquido). Áreas que a Sumitomo (SHI) Demag desenvolveu amplamente nos últimos anos e onde Rustam já desempenha um papel influente, tanto a nível tecnológico como no mercado.

O homem de 37 anos iniciou a sua carreira na empresa em 2011, inicialmente na equipa de vendas internas da Alemanha, progredindo para as vendas internacionais. Desde o final de 2015, Aliyev foi Key Account Manager na Automotive & Electronics Business Development, responsável pelo desenvolvimento estratégico e apoio aos principais clientes. Como membro da equipa LSR desde 2019, ele também cuidou da integração da tecnologia LSR nas divisões de negócios, juntamente com o desenvolvimento de mercado associado e as tarefas de vendas correspondentes.

Descrevendo-se como um nativo da Sumitomo (SHI) Demag, Aliyev diz que, por conhecer bem os processos da empresa, tem uma ideia firme da cultura interna e do que motiva os funcionários da  . Diz ele: "Os nossos clientes também me conhecem bem. Os meus colegas e eu trabalhamos juntos num espírito de confiança há muitos anos e dependemos uns dos outros." Ao descrever esta ética de trabalho produtiva, ele garante que estão planeados mais reforços.  "Os meus objectivos estratégicos mais importantes são reforçar e fazer avançar o departamento, aumentar as quotas de mercado e consolidar ainda mais o nosso talento no mercado, apresentando-nos como um fornecedor estabelecido de produtos tecnologicamente avançados e de alta qualidade."

Ao anunciar as aplicações que pretende especificamente desenvolver, Aliyev salienta que os grupos especializados, incluindo interiores, componentes electrónicos e iluminação, já estão preparados para gerar um maior crescimento. Ao afastar-se do motor de combustão para veículos neutros para o clima e com baixas emissões, a condução autónoma conduzirá a um rápido aumento da procura de sensores. Além disso, a ligação digital em rede dos veículos conduzirá a um aumento da procura de tecnologia de comunicação nos automóveis.

Na sua opinião profissional, os sistemas multimédia e de informação ao condutor são as megatendências adicionais que continuarão a remodelar a indústria automóvel nos próximos anos. O que significa que as indústrias automóvel e eletrónica continuarão a fundir-se.

Neste espaço de mercado altamente competitivo, a competência avançada da Sumitomo (SHI) Demag em processos como IMD, IML e LSR coloca a empresa numa posição de vantagem, sugere Aliyev. Além disso, outras tecnologias de aplicação, como os termoendurecíveis, as espumas, a tecnologia multicomponente e a sobremoldagem de componentes electrónicos, deverão ser expandidas e distribuídas com êxito. Outro passo estratégico importante é a mudança planeada pela empresa para transferir a produção da grande série de máquinas Systec para Ningbo, na China, a partir do próximo ano.