Roadshow com foco na produtividade

Seja qual for o caminho que os transformadores de plástico tomem no futuro, a produtividade apoiada pela conetividade e digitalização estará inevitavelmente no centro das atenções.

Schwaig, abril de 2024 - No evento de lançamento do roadshow móvel inaugural da Sumitomo (SHI) Demag, que partiu de Schwaig, o CEO Gerd Liebig definiu o roteiro claro da empresa que está a ser implementado para apoiar os processadores na sua procura de aumentar a eficiência, a produção e, em última análise, aumentar os lucros operacionais.

Dirigindo-se a jornalistas e meios de comunicação social de toda a Europa, o Sr. Liebig citou a produtividade como sendo um dos maiores desafios do nosso tempo. "A produção em todos os sectores industriais está a ser influenciada por múltiplas forças. Para além de investir em máquinas de elevado desempenho, de ciclo rápido e energeticamente eficientes, a eliminação de processos ineficazes, a redução de resíduos e a retenção de mão de obra são áreas de foco críticas."

Com o grupo a ter iniciado com sucesso programas de otimização da produção em Schwaig, Wiehe, Ningbo e Chiba, o Sr. Liebig destaca que a Sumitomo (SHI) Demag tem agora a capacidade de fabricar 8.000 novas máquinas de injeção de plásticos anualmente.

"Com as nossas equipas internacionais de indústria, tecnologia, vendas, serviços, qualidade e cadeia de fornecimento, e a nossa forte presença no mundo oriental e ocidental, a Sumitomo (SHI) Demag garantiu uma forte vantagem competitiva", exclama o CEO.

Há sete anos, Liebig tomou a decisão ousada de converter Wiehe numa unidade de produção totalmente eléctrica. No entanto, dado que as nossas séries de máquinas totalmente eléctricas podem mais do que duplicar a produção quando apoiadas por automação, ferramentas digitais e apoio à formação, a visão de investir na produção totalmente eléctrica tem o potencial de gerar um crescimento acima da média para os nossos clientes."

Na Europa, mais de 90% das máquinas fornecidas pela empresa são atualmente totalmente eléctricas. Após o sucesso nos sectores médico e eletrónico, a percentagem de máquinas totalmente eléctricas está agora a aumentar nos sectores da embalagem, do consumo e automóvel. Antecipando esta situação, a Sumitomo (SHI) Demag antecipou-se e lançou no ano passado a série IntElect S de alta velocidade e a série PAC-E de embalagem. Até 2025, a empresa está confiante de que alcançará mais de 25% de quota no mercado europeu de veículos totalmente eléctricos.

Testando a importância que a tecnologia desempenha nesta jornada, o Sr. Liebig também aproveitou a oportunidade durante a conferência de imprensa para apresentar a mais recente nomeação sénior, Martin Pütz. Como Diretor Sénior de Tecnologia, uma das principais tarefas atribuídas a Pütz é reforçar a tecnologia de aplicações como um terceiro pilar de negócios para as subsidiárias. Isto inclui três das competências digitais que estão a ser apresentadas na exposição itinerante - myAssist,  myConnect e activeMeltControl.

"O tempo de atividade das máquinas é uma das mais poderosas referências de produtividade. A fiabilidade evita interrupções de produção que consomem muito tempo", observa o Sr. Liebig.  Concebida para ajudar os clientes a diagnosticar, solucionar e resolver problemas mais rapidamente, a exposição móvel mostra como as máquinas que utilizam o myConnect estão a beneficiar de uma deteção e correção de erros mais rápida e de componentes de melhor qualidade. A inclusão de ferramentas como o myAssist permite aos fabricantes adaptarem-se mais rapidamente às alterações dos parâmetros de processamento.

Equipados com um parafuso de 25 mm e uma ferramenta de 2 cavidades, processando PP, os visitantes da exposição itinerante verão em primeira mão os benefícios imediatos da eficiência IntElect. Os utilizadores podem então explorar a forma de utilizar plenamente as características para aumentar repetidamente os tempos de ciclo e fabricar ainda mais componentes com menos custos para a sua empresa e para o ambiente.

Percorrer uma máquina de injeção de plásticos IntElect2 75/420 totalmente eléctrica durante quatro meses por toda a Europa é simultaneamente excitante e excecionalmente desafiante, declara o Sr. Liebig.

"Em termos organizacionais, esta exposição itinerante é um grande desafio para nós; colocar a máquina no camião foi extremamente exigente. Estamos ansiosos por mostrar a sua compacidade, capacidades digitais e de automação, e os mais recentes desenvolvimentos no processamento de materiais reciclados e reciclados a centenas de clientes nas nossas viagens."

Para registar a participação num evento local, visite https://roadshow.sumitomo-shi-demag.eu/roadshow