O lançamento dos robôs SAM-C atrai imediatamente comentários positivos dos clientes e vendas

Após a estreia mundial dos novos robots SAM-C na Fakuma, o interesse na primeira solução de automação interna da Sumitomo (SHI) Demag Plastics Machinery GmbH, Schwaig (SDG), continua inabalável. Os dois sistemas de manuseamento & place foram os verdadeiros amantes do público no stand da empresa na Fakuma, atraindo uma grande quantidade de atenção, afirma Jürgen Schulze, Diretor de Automação da SDG. Ele explica: "Continuamos a receber feedback e vendas extremamente positivos, com os clientes seguros sobre os benefícios técnicos e de processamento alinhados."

Como parte da apresentação inaugural, dois dos novos robots escaláveis da série SAM foram apresentados na feira em Friedrichshafen. O SAM-C10 integrado num IntElect2 130/520-450 demonstrou o valor e a flexibilidade da utilização da robótica numa aplicação LSR. Noutra apresentação inovadora de IMD automóvel com um IntElect2 220/660-1100, a otimização da altura foi realizada utilizando um eixo telescópico compacto.

"A série SAM-C está orientada para aplicações de moldagem por injeção standard com complexidade moderada, mas oferece a opção de adaptar as nossas soluções de manuseamento&place aos requisitos do mercado, conforme necessário", relata Schulze. "Concebidos especificamente para otimizar a produção numa máquina Sumitomo (SHI) Demag, os nossos robôs SAM-C patenteados podem reduzir significativamente o espaço total de uma célula autónoma, melhorando simultaneamente a facilidade de utilização dos controlos da máquina."

Redefinindo a plataforma de automação SDG, SAM significa "Sumitomo (SHI) Demag. Automação. Machine." e inclui tanto os componentes robóticos como o apoio estratégico e pragmático complementar da empresa. A cinemática cartesiana "C" de estreia está atualmente disponível em quatro tamanhos de carga útil. A empresa prevê o lançamento de cinemáticas de robôs adicionais e opções adaptadas já no K-2022, expandindo ainda mais a plataforma SAM neste curto espaço de tempo.

"Com os nossos robôs SAM-C, oferecemos aos nossos clientes uma relação preço/desempenho atractiva, permitindo que os fabricantes de plásticos implementem soluções de automação em conformidade com a CE nas linhas de produção, de forma mais rápida e inteligente, para ajudar a enfrentar os actuais desafios de mão de obra e competências", afirma o Diretor de Automação. Respondendo à crescente procura dos clientes por soluções automatizadas flexíveis que requerem uma intervenção humana mínima e baixos custos de manutenção, a Automation SDG ajudou a preencher uma lacuna crítica na produção normalizada. "Ao minimizar a área ocupada, os fabricantes podem aumentar o seu parque de máquinas . Isto, por sua vez, permite-lhes aumentar a sua capacidade, precisão repetitiva, qualidade e eficiência dos componentes e, consequentemente, reduzir os defeitos e o desperdício."

Tendo utilizado a tecnologia de robôs para automatizar as máquinas de moldagem por injeção da empresa desde meados dos anos 90, Schulze considera o lançamento da plataforma Automation SDG como uma extensão natural da sua experiência em processamento. Ele confirma: "Aplicações como os robots SDR Sepro standard utilizados desde 2009 continuarão a constituir uma parte essencial da nossa nova plataforma de automação. No entanto, a adição dos nossos robôs SAM de marca própria reafirma a nossa visão estratégica e as nossas ambições - tecnologia de sistema optimizada concebida especificamente para as máquinas de moldagem por injeção SDG."