Sumitomo (SHI) Demag lança a primeira série de robôs com marca própria

A Sumitomo (SHI) Demag Plastics Machinery GmbH, Schwaig, apresentará a sua primeira solução de série de robots de marca própria aos visitantes profissionais no seu stand da Fakuma 2021. Com base em duas soluções compactas "handle&place", o novo desenvolvimento SAM-C (Sumitomo Demag. Automation. Machine - Cartesian) incluirá inicialmente quatro tamanhos de carga útil - três, cinco, dez e 20 kg - com a plataforma SAM a expandir-se em fases ao longo dos próximos dois anos, adicionando mais cinemática de robô e elementos funcionais.

"Com a SAM-C, conseguimos criar a mais pequena célula de moldagem por injeção automatizada, que inclui tecnologia de robôs e de manuseamento de materiais", explica Jürgen Schulze, Diretor de Automação. Destacando outras vantagens desta linha de produção de moldagem totalmente automatizada e de dimensões compactas, Schulze explica: "Oferecemos uma elevada disponibilidade do sistema com um mínimo de trabalhos de reparação e manutenção, graças à tecnologia de servomotores da Sumitomo (SHI) Demag e à tecnologia de acionamento e guia de baixa manutenção. Com a tecnologia de vácuo correspondente, os sistemas também proporcionam poupanças de energia significativas."

Expansão da estratégia de automação

A Sumitomo (SHI) Demag está a expandir e a reforçar a sua gama de soluções robóticas. A parceria com a Sepro está a ser expandida internacionalmente, e a gama de robôs está a ser significativamente reforçada com a adição dos robôs proprietários da empresa. Os componentes centrais, como os accionamentos, são fornecidos pela subsidiária Sumitomo Drive Technologies - o Grupo Lafert em Itália.

Os novos robôs SAM foram concebidos especificamente para máquinas de moldagem por injeção com tamanhos de força de aperto entre 50 e 500 toneladas e para aplicações padrão com tempos de ciclo de 10 segundos ou mais. Os clientes beneficiam de tecnologia de processos e sistemas de um único fornecedor, com integração de controlo de hardware e software da tecnologia de robôs na unidade de moldagem por injeção e mecânica robótica optimizada para a produção, totalmente personalizada para as máquinas Sumitomo (SHI) Demag. "Com os nossos robôs SAM, os clientes beneficiam de uma relação preço/desempenho atractiva, incorporando a moldagem por injeção e a automação completas, incluindo a conformidade com a marcação CE", afirma Schulze.

Com o sistema de comunicação IO-Link, os sensores e actuadores inteligentes podem ser ligados ao sistema de automação. Isto significa que a série SAM satisfaz plenamente os futuros requisitos da Indústria 4.0 e do Fabrico Inteligente. Além disso, todos os robôs incorporam a solução de software baseada na Web "myConnect" da empresa. Esta plataforma central dá aos clientes acesso direto a uma vasta gama de serviços de apoio totalmente ligados em rede, ajudando a gerir melhor as ineficiências, a reduzir os custos, a otimizar o custo total de propriedade, a resolver erros e a minimizar o tempo de inatividade.

Estrategicamente optimizado para as nossas máquinas

A Sumitomo (SHI) Demag tem vindo a utilizar a tecnologia de robôs para automatizar as suas máquinas de moldagem por injeção desde meados da década de 1990. Até agora, a empresa dependia de soluções de parceiros externos. Incluindo, desde 2009, um robô standard SDR Sepro. Até à data, estes robôs foram aplicados em vários tamanhos para uma grande variedade de aplicações de processamento. Schulze enfatiza: "Esta parceria será mantida como um elemento essencial na nova plataforma Sumitomo Robotics, que reúne todas as nossas actividades de automatização. No entanto, com os nossos robôs SAM de marca própria, estamos a acrescentar um novo elemento para atingir o nosso objetivo estratégico - tecnologia de sistema optimizada, concebida especificamente para as máquinas de moldagem por injeção Sumitomo (SHI) Demag."

Em resposta às crescentes exigências do mercado, incluindo os sectores médico, da saúde, aeroespacial, automóvel, eletrónico e de embalagem, a Sumitomo (SHI) Demag concentrou os seus esforços no desenvolvimento de unidades escaláveis com mais elementos funcionais de automação. Para além da robótica, a empresa tem prestado especial atenção às correias transportadoras e às características de segurança, bem como à aplicação de soluções de fabrico únicas específicas para o processo de moldagem por injeção, incluindo sistemas de manuseamento, armazenamento e amortecimento.

Robôs IntElect com uma gama de movimentos

O valor é sempre a consideração mais importante na robótica. Qualquer solução de automatização tem de resolver o desafio específico, ser escalável e oferecer um bom retorno do investimento. Muitas vezes, como resultado do aumento da produção, da melhoria da qualidade, da precisão repetível e da redução do desperdício.

"As soluções de produção normalizadas que podem ser utilizadas de forma flexível, menos intervenções da mão de obra, baixa manutenção e unidades completas que cabem na mais pequena área de produção existente estão entre as principais considerações solicitadas pelos clientes de moldagem de plásticos. A nossa nova plataforma robotizada cumpre inteiramente este objetivo", explica Schulze.

Duas soluções "handle&place" estão a ser apresentadas na Fakuma 2021. A SAM-C10 está presente numa aplicação LSR IntElect de 130 toneladas de LSR. Na segunda exposição, a Sumitomo (SHI) Demag demonstra a automatização da Decoração no Molde (IMD) numa célula de produção IntElect de 220 toneladas. A conceção do eixo vertical é a principal caraterística de conceção diferencial. "Para a aplicação IMD, a otimização da altura é conseguida através de um eixo telescópico compacto", anuncia o Diretor de Automação.