A sucursal checa da Sumitomo (SHI) Demag comemora um ano de existência

A Sumitomo (SHI) Demag Plastics Machinery Česko spol. s r.o., Praga (República Checa) está a celebrar o seu primeiro aniversário. Inaugurada oficialmente em 1 de abril de 2021, a filial na capital checa alcançou todas as suas ambições comerciais iniciais e manteve o seu foco inabalável no serviço, com o diretor administrativo David Svoboda a declarar que "o feedback dos clientes tem sido extremamente positivo". Destacando a próxima fase de orientação do processo alinhada com a estratégia de crescimento nacional, Svoboda revela o próximo marco orientado para o cliente - a abertura de um novo centro técnico em Praga para fornecer formação no local, testes e validações de ferramentas.

Cobrindo uma área de 450 metros quadrados, o Centro Técnico possui um showroom de última geração e oferece uma combinação abrangente de experiências de aprendizagem teóricas e práticas. Acomodando até 15 pessoas de cada vez para seminários, workshops e cursos, os delegados são exportados para o mundo da tecnologia digitalizada avançada da Sumitomo (SHI) Demag através de um monitor interativo de 86 polegadas. As câmaras ligadas através de LAN e WLAN facilitam uma visão clara do mais recente desenvolvimento de mercado e dos projectos de investigação em curso nas fábricas alemãs de Schwaig e Wiehe do Grupo. Explicando como esta experiência de aprendizagem complementa a formação extensiva que a equipa dá quando visita as instalações de processamento dos próprios clientes, Svoboda observa: "O trabalho quotidiano pode levar regularmente a distracções. Dar aos membros da equipa tempo dedicado para visitar as nossas novas instalações e melhorar as suas competências sem interrupções pode ser extremamente produtivo."

Adjacente à instalação tutorial está uma máquina de moldagem por injeção IntElect 130/520-560 totalmente eléctrica e totalmente funcional, que inclui a robótica  e todo o equipamento típico de transporte periférico de produção, dosagem de material, secagem, arrefecimento de ferramentas e controlo de temperatura. "Isto permite-nos apresentar na íntegra as características práticas da máquina e também demonstrar o seu desempenho em aplicações específicas. É uma experiência de aprendizagem muito prática", sublinha o Diretor-Geral.

A sala está equipada com todas as utilidades típicas, incluindo  ar comprimido, eletricidade e água. Para além disso, uma grua com uma capacidade de carga de cinco toneladas facilita o manuseamento seguro de equipamento pesado.

Para a Svoboda, um dos destaques mais valiosos é a demonstração completa da nova solução de software baseada na Web da empresa, o "myConnect".

Uma das primeiras filiais internacionais a oferecer o serviço "myConnect" aos seus clientes, o Centro Técnico Checo ilustra as vantagens de ter acesso direto a uma vasta gama de serviços totalmente ligados em rede, utilizando dois ecrãs tácteis - um operado pelo técnico de assistência e outro pelo cliente.  "Para a produtividade, o "myConnect" é um grande fator de mudança, ajudando a gerir melhor as ineficiências, a reduzir os custos, a reduzir o custo total de propriedade, a resolver erros e a minimizar o tempo de inatividade da máquina", relata Svoboda.

Com uma força de trabalho de 15 pessoas em , incluindo dois vendedores dedicados e uma equipa de apoio eficiente, a filial checa opera uma linha de apoio telefónico gratuita durante a semana (das 8h às 16h30). Mais de metade da equipa (oito) são técnicos de assistência, assegurando uma cobertura total em toda a República Checa e na vizinha Eslováquia e garantindo aos clientes um tempo de resposta rápido.

Em breve, a equipa contará com a SAM, a primeira solução de série de robôs da Sumitomo (SHI) Demag. "A automatização interna será introduzida na República Checa em 2022", anuncia Svoboda.

Oferecendo uma implementação totalmente integrada a partir de um único fornecedor, a nova série de robôs SAM (Sumitomo. Automation. Machine.) consegue oferecer a mais pequena pegada de moldagem por injeção que inclui tecnologia de robôs e de manuseamento de materiais.  Já disponíveis em quatro tamanhos de carga útil  - três, cinco, dez e 20 kg - os dois robôs SAM-C (cartesianos) 'handle & place' foram concebidos especificamente para máquinas de moldagem por injeção com forças de aperto entre 50 e 500 toneladas e para aplicações padrão com tempos de ciclo de 10 segundos ou mais. Nos próximos anos, serão lançados outros elementos cinemáticos e funcionais dos robôs.

"Os clientes beneficiarão em breve da tecnologia de processos e sistemas de um único fornecedor, com integração de controlo de hardware e software da tecnologia de robôs na unidade de moldagem por injeção e mecânica robótica optimizada para a produção, totalmente personalizada para as máquinas Sumitomo (SHI) Demag. Tudo isto com a melhor relação preço/desempenho", explica o Diretor-Geral.

Com o sistema de comunicação IO-Link da empresa, os sensores e actuadores inteligentes podem ser ligados ao sistema de automação. Isto significa que  a série SAM satisfaz plenamente os requisitos futuros da Indústria 4.0 e da Produção Inteligente. Para além disso, todos os robôs incorporam o "myConnect".

Como uma solução escalável, a série de robôs SAM preenche uma lacuna importante, oferecendo um bom retorno do investimento através do aumento da produção, da qualidade melhorada, da precisão repetível e da redução do desperdício.

Olhando para o futuro, Svoboda afirma que a filial tem planos ambiciosos para fornecer automações complexas já em 2023. Além disso, com o seu armazém amplo e bem organizado, os componentes sobresselentes das máquinas podem ser rapidamente fornecidos e os técnicos destacados para ajudar os clientes a otimizar os seus parques de máquinas de injeção. "Um ano depois, estamos numa posição muito forte para reagir de forma flexível às necessidades de serviço e formação dos clientes", acrescenta Svoboda.

As oportunidades de crescimento são abundantes, afirma o Diretor-Geral, citando a embalagem e o sector médico como os mercados com maior potencial na região. "A exposição comercial MSV do ano passado em Brno constituiu uma excelente referência para o futuro. Vendemos máquinas, estabelecemos contactos e conseguimos novos clientes. A resposta foi esmagadora e, como resultado, planeamos voltar a expor entre 4 e 7 de outubro de 2022."

De zero a totalmente operacional, é fácil subestimar o quanto a equipa da República Checa conseguiu realizar em 12 meses. "Desde o primeiro dia, a nossa linha direta de assistência estava a ajudar os clientes e a resolver problemas de forma eficiente. Começámos a trabalhar a todo o vapor e a rapidez com que conseguimos resolver os problemas dos clientes foi a prova do nosso vasto conhecimento do processamento e da experiência no sector", reflecte Svoboda. "Esta base robusta, combinada com os nossos extensos recursos no local, centro de conhecimento, equipamento de showroom e elevada quota de mercado IntElect totalmente eléctrica (atualmente 80%), demonstra ainda mais a capacidade de resposta da Sumitomo (SHI) Demag aos desafios de processamento do momento, particularmente a escalada dos custos de energia e a agenda da sustentabilidade", conclui Svoboda.