A Sumitomo (SHI) Demag nomeia Axel Kunze como novo diretor de produção da Wiehe

Um antigo estagiário da década de 1990, Axel Kunze foi nomeado novo Diretor de Produção da Sumitomo (SHI) Demag Plastics Machinery GmbH em Wiehe, a partir de 1 de novembro de 2021. A principal instalação, que emprega 290 membros da equipa e produz atualmente cerca de 1.000 máquinas IntElect por ano, também funciona como o centro de competência alemão do Grupo. "O meu principal objetivo é envolver e inspirar os funcionários a adaptarem os processos e demonstrar que a qualidade e a produção, que estão na base do nosso sucesso, podem ser alcançadas com estruturas e responsabilidades claras", explica o diretor de 50 anos.

Kunze, que é conhecido por ser um chefe prático e comunicativo, já expressou o seu desejo de colaborar e aprender com os colegas, a fim de fazer crescer as instalações de Wiehe, demonstrando o nível de flexibilidade e fiabilidade. "A localização na Turíngia oferece uma clara vantagem, na medida em que é bem reconhecida, atrai um elevado calibre de profissionais e dá à Sumitomo (SHI) Demag uma forte plataforma de mercado para continuar a desenvolver a nossa série de máquinas totalmente eléctricas", observa Kunze.

A unidade de produção de Wiehe já foi destinada ao avanço da automação, destaca Kunze, com o objetivo de fornecer todo o processo e suporte de sistema aos clientes a partir de uma única fonte. "Através deste investimento em Wiehe, estaremos a fornecer soluções em pacote aos clientes, incluindo máquinas, automação e periféricos", sublinha Kunze. De acordo com o novo diretor de produção, a montagem, a cablagem e os testes dos novos robôs SAM-C da empresa serão o próximo passo nesta viagem rumo ao 'one-stop-shopping'.

Como engenheiro mecânico, Kunze traz consigo uma grande experiência, aliada a fortes ligações locais às instalações. Tendo crescido e frequentado a escola em Wiehe, quando estava no décimo ano, Kunze aceitou uma oferta da antiga VEB Plastmaschinenwerk Wiehe. Logo a seguir ao ensino secundário, concluiu um curso técnico de três anos em Wildau. No início dos anos 90, todos estes conhecimentos académicos foram consolidados com uma tese de diploma sobre conceitos de montagem de armários de controlo electrónicos, em colaboração com a Mannesmann-Demag.

Na altura, não havendo vagas na tradicional empresa de engenharia mecânica, Kunze aceitou um lugar num fornecedor alemão de automóveis próximo, chegando a diretor de fábrica. Durante quase duas décadas, esteve sediado no Kentucky, nos EUA, gerindo o sistema de produção da Mubea, progredindo para a direção da fábrica como Diretor de Operações. Regressando à sua cidade natal e à empresa que o colocou no caminho da sua carreira, Kunze junta toda a sua experiência em processamento e fabrico optimizado como novo Diretor de Produção da Sumitomo (SHI) Demag.