Reforço do domínio do mercado totalmente elétrico nas vendas de máquinas

Apesar de um ambiente comercial extremamente difícil, o Grupo Sumitomo (SHI) Demag gerou um volume de vendas de 762 milhões de euros no ano passado. Este valor foi apenas seis por cento inferior às realizações históricas registadas em 2021, quando o Grupo alcançou o seu maior volume de negócios até à data, juntamente com inúmeros outros sucessos de satisfação de clientes e funcionários. O CEO Gerd Liebig cita o impacto dramático da disponibilidade e dos custos dos materiais como a razão para o desenvolvimento lateral, relatando que isso inevitavelmente teve um efeito negativo nas vendas e na lucratividade geral da empresa.

"A repercussão destes aumentos mensais de custos nos clientes dificilmente teria sido considerada razoável. Esperamos que as cadeias de abastecimento sejam mais estáveis em 2023, o que nos permitirá compensar eventuais aumentos de custos com uma maior eficiência de produção", afirma o Sr. Liebig. Referindo-se às instalações da Wiehe, ele cita o modelo de produção de seis anos totalmente orientado para máquinas totalmente eléctricas como o epítome de uma redução de custos e eficiência bem sucedidas.

Navegar nos altos e baixos

Globalmente, os principais mercados sectoriais registaram uma queda de 30% em 2022. Embora os sectores automóvel e de consumo tenham tido um desempenho global abaixo das expectativas - atribuído principalmente aos encargos com os custos de materiais, energia e matérias-primas - a quota de mercado da Sumitomo (SHI) Alemanha nos sectores da embalagem, médico e automóvel continuou a aumentar, observa o CEO. Especificamente, a produção de máquinas totalmente eléctricas atingiu outro ponto alto, com o Sr. Liebig satisfeito por salientar que uma em cada quatro máquinas totalmente eléctricas produzidas na Europa é agora uma IntElect.

Com o lançamento de duas máquinas de alto desempenho na série totalmente eléctrica da empresa - PAC-E e IntElect S - a Sumitomo (SHI) Demag está no caminho certo para continuar esta história de sucesso, anuncia o Sr. Liebig. As duas novas máquinas destinam-se especificamente aos segmentos de moldagem por injeção de alta velocidade e alta precisão, desde tampas a produtos de paredes finas. "O nosso portfólio completo de máquinas totalmente eléctricas cobre agora todos os requisitos do mercado - desde a mais elevada eficiência energética e precisão até aos tempos de ciclo mais rápidos e produtivos. Dada a atual evolução dos custos da eletricidade, prevê-se que a procura futura de sistemas totalmente eléctricos, tanto na indústria de embalagens como no segmento de consumo, seja muito forte", declara.

O CEO prevê que, o mais tardar em 2024, uma em cada duas máquinas construídas na Europa será totalmente eléctrica. Para contextualizar a sua confiança, explica: "Tendo em conta o aumento dos preços da energia, o ROI para quase todas as aplicações diminuiu drasticamente. Isto faz com que o investimento em máquinas totalmente eléctricas não seja apenas acessível, mas também absolutamente à prova de futuro." Alinhado com isto está a crescente procura de automação, apontando para outro marco chave da empresa. Após o lançamento no mercado da solução robótica SAM-C e a disponibilidade do SAM-S em 2023, a Sumitomo (SHI) Demag continua a aumentar a sua competência de integração e automação total, relata Liebig.

O mercado do Sul da Europa está a crescer

Reflexo da evolução do panorama de produção na Europa, o Grupo observou uma atividade significativa nos países do Sul e Sudeste, nomeadamente um crescimento substancial na República Checa, Hungria e Itália. Todos os locais onde a Sumitomo (SHI) Demag investiu extensivamente em novas subsidiárias nos últimos anos.

Liebig atribui este aumento significativo da quota de mercado à presença reforçada da empresa e à experiência local em serviços e aplicações tecnológicas, bem como à adoção generalizada de máquinas totalmente eléctricas. Para além disso, o CEO está entusiasmado por anunciar a conclusão do seu conceito de digitalização de serviços. "Este roteiro de digitalização também está agora amplamente implementado nos nossos produtos e produção", afirma.

Olhando para este ano financeiro, Liebig espera que a disponibilidade de material diminua significativamente em 2023 e que haja um ligeiro abrandamento das enormes pressões de custos. No entanto, os desafios impulsionados pelo aumento dos salários, dos preços da eletricidade, dos custos elevados da inflação, do aumento dos custos dos microchips, juntamente com outras considerações de custos - incluindo os transportes, os envios de contentores e os custos da chapa metálica e do aço - continuam a prevalecer.

"Atualmente, os mercados internacionais permanecem muito fracos em resultado das incertezas contínuas, da inflação elevada e dos preços da energia, bem como dos aumentos contínuos dos custos dos materiais e das matérias-primas", explica Liebig. "Na América e na Europa, esperamos que a procura do mercado aumente a partir de maio. Da mesma forma, na China, embora as alterações às suas políticas domésticas sobre o coronavírus tenham provavelmente um impacto na indústria médica e de embalagens. É provável que as pressões na indústria automóvel também se mantenham neste ano comercial."

Entrando agora no seu quinto ano consecutivo de desafios e crise de mercado, o CEO está determinado a que os valores da empresa continuem a perdurar: "Ultrapassar esta crise de forma solidária. Com esta perspetiva unificada, estou otimista, dada a intensa popularidade das nossas máquinas, de que o interesse do mercado, a quota de mercado e o movimento em direção à sustentabilidade e à digitalização continuarão numa direção ascendente."