Parceiros alemães resolvem as ineficiências da microfabricação e da moldagem de precisão

Numa nova parceria estratégica, a Sumitomo (SHI) Demag anunciou a sua cooperação com o Fraunhofer Institute for Production Systems and Design Technology IPK em Berlim. O objetivo desta parceria estratégica é desenvolver um processo económico de inspeção em linha que atinja 100% de controlo de peças moldadas por injeção de micro e precisão no mais curto tempo de ciclo possível.

Para qualquer linha de produção de plástico de alta precisão totalmente automatizada, o controlo de qualidade é fundamental. No entanto, atingir este nível de precisão também pode causar estrangulamentos na produção, nas máquinas, na automação e nas ferramentas. A produção de componentes ópticos moldados por injeção de plástico, em particular, depara-se normalmente com ineficiências resultantes da realização de verificações contínuas em
. Por sua vez, isso afecta toda a produção através de uma perda significativa de tempo de ciclo.

"Com processos de funcionamento rápido, cada fração de segundo poupada no tempo de ciclo conta. A abordagem inovadora do Fraunhofer IPK, baseada em técnicas estabelecidas de medição de raios X e TC, é extremamente promissora aos nossos olhos. É por isso que estamos a apoiar o projeto tanto com hardware de máquinas como na cooperação técnica", anuncia Thorsten Thümen, Diretor Sénior de Tecnologia da Sumitomo (SHI) Demag em Schwaig.

Para apoiar esta iniciativa de investigação, a Sumitomo (SHI) Demag fornece ao Fraunhofer IPK uma máquina de moldagem por injeção de alta velocidade IntElect S, totalmente eléctrica, equipada com automação e uma correia transportadora. A série Speed de máquinas totalmente eléctricas da empresa, atualmente disponível com forças de aperto de 50 a 180 toneladas, foi concebida especificamente para aplicações de alta velocidade com tempos de ciclo curtos, inferiores a 5 segundos. Amplamente utilizada nas indústrias de tecnologia médica e eletrónica, bem como noutros mercados que exigem alta precisão, a série de alta velocidade complementa perfeitamente o programa de investigação e desenvolvimento das instituições.

"A nossa tecnologia de acionamento totalmente eléctrica proporciona uma base extremamente sólida para a otimização dos processos, com o potencial de alcançar uma maior consistência dos processos, bem como uma maior eficiência energética e a redução dos tempos de ciclo. Além disso, a tecnologia de medição também desempenha um papel essencial no desempenho de todo o sistema de moldagem. Estamos muito confiantes de que o projeto de investigação do Fraunhofer IPK permitirá otimizar holisticamente o processo de moldagem por injeção de micro e precisão, especialmente para peças ópticas", afirma Thümen. Para além da investigação por contrato, o Fraunhofer IPK também conduz projectos de investigação pré-competitivos para desenvolver conceitos inovadores para a produção do futuro, trabalhando em estreita colaboração com parceiros com ideias semelhantes para transformar inovações em produtos comercializáveis.